Mossoró foi agraciada com a exibição de “Os Últimos Cangaceiros”, do diretor cearense Wolney Oliveira, no Multicine, do Partage Shopping Mossoró. O documentário biográfico, de 79 minutos, recebeu o prêmio de Melhor Longa-metragem Ibero-americano, no Festival Internacional de Documentários da Cidade do México.
O filme narra a jornada de Durvinha e Moreno, nomes de guerra de Antonio Ignácio da Silva e Durvalina Gomes de Sá, desde suas entradas no Bando de Lampião até seus últimos dias. Todo relato é feito com depoimentos dos dois cangaceiros e familiares, sendo alternados com imagens de Benjamin Abrahão, único fotógrafo que conseguiu filmar o bando, autorizado pelo próprio Lampião, dando assim um ar mais dramático.
Um fato interessante é que o casal percorreu mais de 1.352 quilômetros, de Tacaratu/PE até Augusto de Lima/MG, fugindo das Forças Volantes, comandadas por policiais de carreira e também formadas por desempregados do setor rural. Lá, eles constituíram uma família e esconderam os seus passados.
Wolney Oliveira, um cineasta brasileiro formado pela Escola Internacional de Cinema e Televisão de San Antonio de los Baños, em Cuba, percorreu diversos estados brasileiros para buscar registros que comprovassem os relatados mostrados no filme.
A UERN TV registrou esse importante movimento cultural na cidade e mostra em reportagem no canal: youtube.com\uerntv.