Paredão Cultural abrilhanta as ruas do Bairro Paredões

Jorge Amâncio

O Paredão Cultural teve mais uma edição na Escola Estadual Antônio Gomes. Organizado pelo grupo “Tribo Aboios”, o projeto segue com intervenções teatrais até o final do mês.

O movimento iniciou-se com um cortejo na escola e seguiu até o Intituto Anatália de Melo Alves (AMA), ao som da Bateria Ecos dos Tambores, chamando atenção de todos pelas ruas que passaram com suas músicas alegres, roupas coloridas, bandeiras, fitas e danças influenciadas pela cultura afrodescendente.

A aluna Luana Valeska sempre teve interesse de participar da bateria até que um professor a convidou a se juntar ao grupo. Ela diz que “como é a única menina tem que levar tudo na brincadeira, mas na hora de tocar todos se ajudam, assim estabelecendo uma relação de respeito”.

O projeto tem o objetivo de resgatar a cultura popular de Mossoró no Bairro Paredões, por isso todas as quintas-feiras de agosto, mês do folclore, contará com apresentações de danças populares, maracatu, frevo, contação de histórias, trovação de versos e poesias, homenageando as personagens da cultura do Estado, como Câmara Cascudo, Elizeu Ventania, Cristina dos Pimpões, Antônio Francisco, Nildo da Pedra Branca, entre outors, além das mães de santo anônimas da cidade de Areia Branca e demais cidades.

Angélica Meneses Maia, que acompanha as apresentações dos sobrinhos desde o início, aprova a iniciativa e ainda complementa dizendo que “todas as escolas deviam seguir o exemplo”.

Fotos: Jorge Amâncio