Projeto ‘Mães Primavera’ acolhe jovens até o parto

Bárbara Tavares

A Faculdade de Ciência da Saúde da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, desenvolve um trabalho junto com as comunidades carentes de Mossoró dando apoio clínico para as adolescentes grávidas. O Projeto “Mães Primavera” acolhe as jovens mães e realiza o Pré-natal completo até o parto, quando a mãe ainda participa de mais uma consulta para encerrar o ciclo.

A equipe composta por Médicos, residentes e doutorandos da UERN, e também conta com uma parceria com nutricionistas e fisioterapeutas da Universidade Potiguar que realizam ações, educativas, trabalhos em grupo e atendimento individualizado. O projeto também desenvolve a articulação com outras ações, como o projeto de extensão em DST/AIDS e pesquisa sobre HPV.

O projeto mãe primavera existe há dois anos e desenvolvido em âmbito laboratorial na faculdade de medicina da UERN, dentro do programa de residência médica em ginecologia e obstetrícia. Aqui, essas jovens recebem apoio multiprofissional humanizado, numa das fases mais importantes da vida da mulher.

Como proposta de cuidado integral, o “Mãe Primavera” busca estimular reflexões e práticas saudáveis, focando também nas necessidades de saúde e na qualidade de vida. Hoje, são assistidas 60 adolescentes grávidas entre 12 e 19 anos de idade de Mossoró e região.

O ambulatório funciona todas as quintas-feiras com o objetivo de prevenção e promoção da saúde e está sendo viabilizada uma parceria com a faculdade de serviço social da UERN para que o trabalho de prevenção e cuidados sejam feitos já nas escolas junto a esses adolescentes.

A UERN TV fez uma reportagem sobre o projeto e você pode acompanhar no nosso canal: youtube.com\uerntv. Acompanhe também as nossas redes sociais e fique por dentro de toda a programação.

Fotos: Solange Santos

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>