O ginásio de esportes do Campus Central da UERN foi o local da abertura do XI Congresso dos estudantes da UERN. O XI CONEUERN com o tema “UERN afirmativa, agora mais do que nunca”, teve início nesta quinta-feira (14) e vai até o próximo sábado (16) envolvendo debates em GTs, os grupos temáticos e outras atividades. Realizado com a soma de forças do movimento estudantil e com o apoio institucional da universidade, o CONUERN é um momento para debates e fortalecimento dos estudantes como classe. Lidiane Samara – presidente do DCE UERN, destaca que o congresso visa unir o movimento estudantil.
O congresso recebe estudantes de vários campus, as pautas envolvem temas inerentes não só à classe estudantil, mas à juventude de forma geral. Fernando Costa – aluno de história, e comissão organizadora vê no CONEUERN uma oportunidade de gerar amplitude de pensamentos. Já Camila Paula, integrante do centro feminista 8 de março, e da Marcha mundial das mulheres, fala que o congresso é mais uma abertura da academia gerando aproximação para temas como o feminismo, que cada vez mais precisam ganhar as agendas de debates na sociedade.
Em um momento como esse, onde estudantes se propõem a discutir problemas e levantar bandeiras, a relação entre alunos e instituição acadêmica se fortalece. Isolda Dantas – Secretária municipal de cultura do município de Mossoró, considera que eventos como esse fortalecem o vínculo entre os alunos e a universidade. O vice-reitor, Aldo Gondim, ressaltou o empenho do movimento estudantil e a importância do congresso, e a secretária extraordinária de juventude, Divaneide Basílio, Representando o governador do estado, considerou que o CONEUERN permite a construção de uma mais sociedade coletiva.