Jorge Amâncio
O Colégio Diocesano Santa Luzia foi mais uma unidade de educação que recebeu a equipe da UERN TV que expôs a proposta de um curso de introdução à TV, que tem por objetivo, não só mostrar como se faz televisão, mas também permitir o crescimento profissional e humano dos alunos. O colégio selecionou 15 alunos do primeiro e segundo ano do ensino médio.
Segundo o Prof. Alderir Jasa, o processo de seleção se deu a partir de uma reunião com os professores que chegaram ao resultado final, através de análise de perfis, levando em consideração o domínio das linguagens afins, como literatura e ligação com a área de comunicação, sempre tentando deixar equilibrado a quantidade de alunos do primeiro e segundo ano do ensino médio.
Ao longo do curso, que terá 04 meses de duração, os alunos terão aulas sobre a história da televisão brasileira, reportagem, produção, programas e formatos, aparição em vídeo, uso da voz, falar em público, entre outros.
José de Anchieta, aluno do 1° ano, diz que o que mais lhe atraiu no projeto foi a oportunidade de aprimorar suas técnicas de edição de vídeo e trabalhar mais na frente das câmeras como apresentador ou repórter e sair dos bastidores.
Já Ana Carolina, também do 1° ano, mostrou total entusiasmo em aprender cada vez mais e tem certeza que vai seguir carreira na área, pois desde cedo possui forte ligação com mídia, leitura e escrita, inclusive já teve um blog. Ela pretende usar o curso como qualificação e crescer profissionalmente.
O curso segue com a programação de encontros quinzenais entre os meses de agosto e novembro com oficinas, discussão de textos, aulas expositivas e de campos, tanto na UERN quanto no Diocesano.
Fotos: Kauany Sousa