Marco Escobar
A UERN TV em parceria com o Canal Futura, produz mais uma reportagem especial, desta vez o assunto é empreendedorismo. A nossa equipe foi até o assentamento Boa fé, lá moram 40 famílias que ganharam terras pela reforma agrária. Uma das atividades mais presentes na comunidade é a apicultura.
Mostramos o empreendedorismo através do negócio de Giomar Lopes, que depois de sofrer um acidente, perdeu parte dos movimentos do braço e o emprego de garçom. E foi nas caixas de abelhas que o pai de cinco filhos colocou a ousadia de começar em uma atividade nova. Para voltar a trabalhar pegou 10 colméias emprestadas do Sebrae.
O pequeno negócio, na zona rural de Mossoró, deixou de ser artesanal e está bem profissionalizado, hoje Giomar tem duzentas colméias. Ele abriu montou um ponto de venda próprio, que fica as margens da BR 304. O apicultor agregou toda família, a esposa e os filhos fazem cosméticos à base de mel e própolis, trufas, doces, shapoos e outros derivados do mel.
Por se tratar de produto de origem animal, o mel precisa ter o Serviço de Inspeção, que é fornecido pelo Ministério da Agricultura e exigido para quem vai vender para fora do estado. Para conquistar o Selo de Inspeção Municipal Giomar teve que fazer adequações no espaço. Com a orientação do Sebrae, organizou o a rotina de trabalho, e dividiu os espaços da recepção, depósito, beneficiamento, embalagem e saída d produto.
No Rio Grande do Norte apenas 16 unidades de beneficiamento do mel possuem certificação. O Sebrae já capacita 22 apicultores para que também consigam o selo. Aqui no nordeste os criadores de abelhas tem outro mercado interessante que cresce, em vez de vender mel, muitos já alugam colmeias para quem planta frutas.
A reportagem completa sobre o empreendedorismo, você pode acompanhar no nosso canal: youtube.com\uerntv. Acompanhe também as nossas redes sociais e fique por dentro de toda a programação.
Fotos: Kauany Sousa